Os funcionários das Finanças (Ministério das Finanças, Serviço Nacional das Alfândegas, Instituto de Supervisão de Seguros, Instituto de Supervisão de Jogos, Comissão do Mercado de Capitais, Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) e Empresa Nacional de Lotarias de Angola (ENLA)), tiveram a iniciativa, dadas as dificuldades que enfrentam no domínio habitacional, de associar-se e proclamar a Cooperativa de Habitação “O Nosso Zimbo”, com o objectivo de promover a construção de habitações condignas para todos os funcionários e trabalhadores das instituições acima mencionadas, de Cabinda ao Cunene.

Esta empreitada foi iniciada em 2009, com a constituição, por despacho do então Ministro das Finanças, Dr. Eduardo Leopoldo Severim de Morais, de uma Comissão Coordenadora de Construção de Casas para Quadros e Funcionários das Finanças, na sequência da superior autorização de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Engº. José Eduardo dos Santos, à implementação do referido programa.

O trabalho da Comissão em causa consistiu na criação de condições para a proclamação desta Cooperativa de Habitação, na solicitação e obtenção de terrenos junto dos Governos Provinciais e nas visitas às Províncias para dar conhecimento a todos os trabalhadores da filosofia do programa.

A elevação do nível social, educativo e cultural dos trabalhadores associados a Cooperativa “O Nosso Zimbo”, é outra componente da visão estratégica que deu lugar a proclamação desta Cooperativa, deu lugar à sua proclamação, a 30 de Julho de 2010, cujos estatutos foram publicados no Diário da República nº 164, III Série, de 30 de Agosto de 2010.